Representantes da Fundação estiveram na Sociedade Brasileira de Matemática para uma visita técnica à coordenação do Programa
Representantes da CAPES estiveram na Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), no Rio de Janeiro, para acompanhar a gestão da coordenação nacional do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat). A visita técnica à Comissão Acadêmica Nacional do ProfMat, ocorrida em 11 de maio, cumpriu determinações da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União.
A equipe da Fundação foi composta por Luiz Lira, coordenador-geral e Bruno Teles Nunes, coordenadores-gerais de Articulação e de Apoio Financeiro a Programas e Cursos EaD, respectivamente, e Marcos Trajano, analista em ciência e tecnologia. O grupo acompanhou os relatórios de monitoramento da coordenação nacional e suas associadas, os recursos de custeio e bolsas e relatos sobre o exame nacional de qualificação, entre outros assuntos.
O ProfMat é formado por uma rede de instituições de Ensino Superior, coordenado pela SBM com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Jaqueline Mesquita, presidente da SBM, comentou que “a procura tem sido bastante alta e as instituições associadas têm potencial para aceitar mais candidatos. Para Luiz Lira, o encontro “permitiu conhecer importantes evidências dos resultados já alcançados pelo programa nos últimos 12 anos”.
Viviane Oliveira, Coordenadora Nacional do ProfMat, considerou a visita técnica muito proveitosa para o Programa e destacou as melhorias no Exame Nacional de Acesso (ENA) e no Exame Nacional de Qualificação (ENQ), com um trabalho efetivo da Comissão Acadêmica Nacional, a Comissão Nacional de Avaliação dos Discentes e com os coordenadores institucionais: “O número de aprovados vem aumentando significativamente nos exames, contribuindo com o aumento de demanda qualificada no Programa e com a diminuição da evasão no mestrado”.
Sobre o Programa
O ProfMat é um dos 12 cursos do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (Proeb) que proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado profissional, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. Por ele a CAPES apoia as instituições associadas responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica, em todo território nacional.
Reprodução: CGCOM/CAPES