Ir ao conteúdo

Encontro Nacional de Coordenadores

I Encontro Nacional de Coordenadores do PROFMAT

O primeiro Encontro Nacional de Coordenadores do PROFMAT foi realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, na sede da CAPES em Brasília e contou com mais de uma centena de participantes, entre dirigentes da CAPES e da SBM, membros da coordenação nacional do programa e coordenadores acadêmicos e pró-reitores das Instituições Associadas.

Na Cerimônia de Abertura e de Lançamento do PROFMAT, que teve lugar no dia 20 de janeiro às 14h, o Presidente da SBM, professor Hilário Alencar, destacou “o total empenho da Sociedade Brasileira de Matemática, e da comunidade da pós-graduação em Matemática que a SBM representa, em contribuir energicamente para a melhoria do ensino de Matemática no nosso país”.

O Presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, definiu o PROFMAT como um projeto ousado e extremamente bem elaborado. “O PROFMAT foi concebido com todos os cuidados, por pessoas muito competentes. Tomamos a Matemática como modelo, pois é a que tem dentro das ciências, um dos desafios mais profundos. Há muita expectativa e muita demanda. Tenho certeza que o programa será um sucesso e em breve estaremos comemorando os primeiros resultados”, concluiu.

O Coordenador Acadêmico do PROFMAT, professor Elon Lages Lima, comemorou o início da realização de um sonho de duas décadas, ressaltando que ele só pôde se tornar realidade pela combinação de diversas circunstâncias favoráveis: por um lado, a experiência desenvolvida pelo PAPMEM, Programa de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio, coordenado pelo Professor Lima desde 1990; por outro lado, a presença nas Diretorias da SBM e da CAPES de pesquisadores com visão inovadora e profunda dedicação à causa do desenvolvimento da ciência brasileira.

O Diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), professor César Camacho, chamou a atenção para o fenômeno recente da pós-graduação se voltar para a educação básica. “Construirmos uma pós-graduação bastante sólida e que ganha reconhecimento internacional. Por outro lado, a escola pública brasileira sofre com uma carência de meios e de formação de professores capacitados. É um dever moral da comunidade científica, prestar atenção nesta assimetria”, afirmou.

O Diretor do Ensino à Distância da CAPES, professor Celso Costa, destacou a importância do primeiro encontro do PROFMAT. “Teremos intensas discussões de como enfrentar esse desafio de fazer a formação semipresencial em nível de mestrado profissional. Trata-se de um desafio que precisa de todas as nossas forças”, afirmou.

O Presidente do Conselho Gestor do PROFMAT, professor Marcelo Viana, destacou a enorme receptividade que o programa alcançou tanto na comunidade universitária de pós-graduação como entre o seu público alvo de professores da educação básica. Conforme informou, num prazo exíguo foi constituída a Rede Nacional do programa, com a adesão de 49 Instituições de Ensino Superior, localizadas em todo o território nacional, de Macapá (AP) a Rio Grande (RS). Além disso, o Exame Nacional de Acesso, que será realizado no dia 19 de fevereiro, já conta com mais de 15 mil inscritos, para cerca de 1200 vagas. O prazo de inscrições se estende até o dia 31 de janeiro.

Na sequência, os participantes do Encontro se debruçaram sobre uma pauta densa de temas relativos ao funcionamento acadêmico e administrativo do PROFMAT; bolsas CAPES para docentes e discentes; elaboração, aplicação e correção do Exame Nacional de Acesso; preparação e distribuição do material didático; e outros assuntos de interesse para o programa.