Ir ao conteúdo

Ana Paula de Araújo Chaves: conheça a representante da SBM na Coordenação Acadêmica Nacional do PROFMAT

Professora da UFG é reconduzida como integrante da CAN e projeta novos avanços para o Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Ana Paula de Araújo Chaves, da UFG, continua como representante da SBM na Coordenação Nacional do PROFMAT para triênio 2025-26-27 | Foto: Arquivo Pessoal

A professora Ana Paula de Araújo Chaves, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME-UFG), foi reeleita como representante da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) na Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) para o triênio 2025–2027.

A decisão de mantê-la no cargo partiu da Presidente da CAN, professora Walcy Santos, e reflete o reconhecimento e a confiança na atuação de Ana Paula ao longo do mandato anterior. A recondução reforça a continuidade de um trabalho marcado pela dedicação ao fortalecimento da rede PROFMAT e pela busca constante da excelência na formação de professores de matemática da educação básica.

Quem é Ana Paula de Araújo Chaves?

Natural de Fortaleza, bacharel e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Paula é professora associada da UFG desde 2013, atuando em Goiânia no Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Ana Paula é professora no Instituto de Matemática e Estatística da UFG, onde é especialista em Teoria dos Números | Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, é Vice-Coordenadora do curso de Bacharelado em Matemática da instituição goiana. Sua trajetória combina a experiência acadêmica com uma atuação intensa em projetos de estímulo à formação matemática e à participação de jovens em competições científicas.

Atuação nacional e compromisso com a formação matemática

Além da docência, Ana Paula integra duas comissões de destaque no cenário nacional: a Comissão Nacional de Olimpíadas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Comissão Gestora do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Essas iniciativas, segundo ela, são fundamentais para despertar o interesse de estudantes e contribuir para o desenvolvimento de talentos em todo o país.

“Essas comissões em olimpíadas nacionais são espaços nos quais tenho atuado com bastante afinco, especialmente nos últimos anos. Essa dedicação às olimpíadas é um dos grandes diferenciais da minha trajetória, porque me permite olhar para a formação matemática sob diferentes perspectivas”, afirma Ana Paula.

Recondução à CAN e continuidade de um trabalho coletivo

Ao comentar a recondução à Comissão Acadêmica Nacional, ela destaca o sentimento de honra e de responsabilidade diante da missão de fortalecer ainda mais o PROFMAT.

“Recebi a recondução com extrema alegria. É uma honra enorme poder contribuir para um projeto de alcance tão grande dentro de um país tão diverso como o Brasil. O PROFMAT transforma realidades e impacta o ensino de matemática em lugares que, muitas vezes, não imaginamos alcançar”, avalia.

“Nosso foco é consolidar essa nova forma de olhar para os trabalhos e para a produção dos alunos, reforçando o impacto do PROFMAT na educação básica”, diz professora da UFG | Foto: Arquivo Pessoal 

Especialista em Teoria dos Números na UFG, Ana Paula também recorda que, quando foi convidada pela primeira vez, durante a gestão anterior, não imaginava a dimensão do desafio que enfrentaria. “Foi um desafio que aceitei com confiança e que me enriqueceu muito, porque me permitiu conhecer o PROFMAT de outra perspectiva, para além do meu polo”, completa. 

Prioridades da nova gestão

Na nova composição da CAN, a professora cearense destaca que o momento é de consolidação e expansão. Segundo ela, o PROFMAT entra em uma fase decisiva de amadurecimento, em que as mudanças recentes — especialmente nas diretrizes acadêmicas e na forma de avaliação dos trabalhos — precisam ser assimiladas de forma sólida pelas associadas e pelos docentes.

“Nosso foco é consolidar essa nova forma de olhar para os trabalhos e para a produção dos alunos, reforçando o impacto do PROFMAT na educação básica. Queremos que a excelência já presente nas associadas reflita também na avaliação do programa pela CAPES”, defende. 

Além da consolidação, a professora da UFG aponta a expansão territorial da rede como uma meta essencial. Ana Paula defende que o programa alcance localidades que ainda não sentiram seus efeitos transformadores, sobretudo na região Norte e em interiores do país.

“Precisamos pensar na expansão do PROFMAT para regiões que ainda não sentiram seus impactos positivos. É fundamental que o programa continue contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento do ensino de matemática em todo o Brasil”, avalia. 

O papel estratégico da SBM e o fortalecimento institucional do PROFMAT

Para Ana Paula, o êxito do PROFMAT depende diretamente do apoio e da parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que é a entidade mantenedora e o principal elo entre a coordenação nacional e as associadas ao programa.

“O suporte que a SBM oferece é fundamental para que o PROFMAT seja uma verdadeira vitrine do que a comunidade matemática brasileira devolve à sociedade”, avalia Ana Paula | Foto: Arquivo Pessoal

“Sem o apoio da SBM, a coordenação nacional não teria as ferramentas necessárias para executar suas ações. O suporte institucional, logístico e de divulgação que a SBM oferece é fundamental para que o PROFMAT seja uma verdadeira vitrine do que a comunidade matemática brasileira devolve à sociedade”, enxerga a docente.

Ela ressalta que essa sinergia entre a CAN e a SBM foi essencial para o crescimento e a consolidação do programa nos últimos anos, tornando-o um instrumento estratégico de formação continuada de professores.

“O PROFMAT oferece uma oportunidade única para os docentes se aprofundarem em conteúdos e metodologias, criando produtos educacionais e fortalecendo sua prática. Por ser um programa em rede, com currículo e avaliação unificados, ele contribui para reduzir desigualdades regionais e promove uma formação de excelência em todo o território nacional”, explica Ana Paula.

Mensagem aos professores: formação, pertencimento e transformação

Com uma visão voltada à valorização docente e à formação humana, Ana Paula acredita que o PROFMAT vai além de um programa de pós-graduação: ele constitui uma rede de apoio, pertencimento e transformação profissional.

Ana Paula de Araújo Chaves com alunos de olimpíadas de matemática: incentivo à formação de jovens talentos e ao protagonismo brasileiro em competições científicas | Foto: Arquivo Pessoal 

“Que os professores encarem o PROFMAT não apenas como uma oportunidade de formação e valorização profissional, mas também de crescimento pessoal. É um espaço de pertencimento, em que cada participante passa a integrar uma rede de docentes comprometidos com a melhoria do ensino de matemática no Brasil. Fazer parte do PROFMAT é contribuir para algo muito maior do que nós mesmos”, aconselha e finaliza.

Publicado emNotícias