Professora da UFG é reconduzida como integrante da CAN e projeta novos avanços para o Programa de Mestrado Profissional em Matemática

A professora Ana Paula de Araújo Chaves, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME-UFG), foi reeleita como representante da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) na Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) para o triênio 2025–2027.
A decisão de mantê-la no cargo partiu da Presidente da CAN, professora Walcy Santos, e reflete o reconhecimento e a confiança na atuação de Ana Paula ao longo do mandato anterior. A recondução reforça a continuidade de um trabalho marcado pela dedicação ao fortalecimento da rede PROFMAT e pela busca constante da excelência na formação de professores de matemática da educação básica.
Quem é Ana Paula de Araújo Chaves?
Natural de Fortaleza, bacharel e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Paula é professora associada da UFG desde 2013, atuando em Goiânia no Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Atualmente, é Vice-Coordenadora do curso de Bacharelado em Matemática da instituição goiana. Sua trajetória combina a experiência acadêmica com uma atuação intensa em projetos de estímulo à formação matemática e à participação de jovens em competições científicas.
Atuação nacional e compromisso com a formação matemática
Além da docência, Ana Paula integra duas comissões de destaque no cenário nacional: a Comissão Nacional de Olimpíadas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Comissão Gestora do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Essas iniciativas, segundo ela, são fundamentais para despertar o interesse de estudantes e contribuir para o desenvolvimento de talentos em todo o país.
“Essas comissões em olimpíadas nacionais são espaços nos quais tenho atuado com bastante afinco, especialmente nos últimos anos. Essa dedicação às olimpíadas é um dos grandes diferenciais da minha trajetória, porque me permite olhar para a formação matemática sob diferentes perspectivas”, afirma Ana Paula.
Recondução à CAN e continuidade de um trabalho coletivo
Ao comentar a recondução à Comissão Acadêmica Nacional, ela destaca o sentimento de honra e de responsabilidade diante da missão de fortalecer ainda mais o PROFMAT.
“Recebi a recondução com extrema alegria. É uma honra enorme poder contribuir para um projeto de alcance tão grande dentro de um país tão diverso como o Brasil. O PROFMAT transforma realidades e impacta o ensino de matemática em lugares que, muitas vezes, não imaginamos alcançar”, avalia.

Especialista em Teoria dos Números na UFG, Ana Paula também recorda que, quando foi convidada pela primeira vez, durante a gestão anterior, não imaginava a dimensão do desafio que enfrentaria. “Foi um desafio que aceitei com confiança e que me enriqueceu muito, porque me permitiu conhecer o PROFMAT de outra perspectiva, para além do meu polo”, completa.
Prioridades da nova gestão
Na nova composição da CAN, a professora cearense destaca que o momento é de consolidação e expansão. Segundo ela, o PROFMAT entra em uma fase decisiva de amadurecimento, em que as mudanças recentes — especialmente nas diretrizes acadêmicas e na forma de avaliação dos trabalhos — precisam ser assimiladas de forma sólida pelas associadas e pelos docentes.
“Nosso foco é consolidar essa nova forma de olhar para os trabalhos e para a produção dos alunos, reforçando o impacto do PROFMAT na educação básica. Queremos que a excelência já presente nas associadas reflita também na avaliação do programa pela CAPES”, defende.
Além da consolidação, a professora da UFG aponta a expansão territorial da rede como uma meta essencial. Ana Paula defende que o programa alcance localidades que ainda não sentiram seus efeitos transformadores, sobretudo na região Norte e em interiores do país.
“Precisamos pensar na expansão do PROFMAT para regiões que ainda não sentiram seus impactos positivos. É fundamental que o programa continue contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento do ensino de matemática em todo o Brasil”, avalia.
O papel estratégico da SBM e o fortalecimento institucional do PROFMAT
Para Ana Paula, o êxito do PROFMAT depende diretamente do apoio e da parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que é a entidade mantenedora e o principal elo entre a coordenação nacional e as associadas ao programa.

“Sem o apoio da SBM, a coordenação nacional não teria as ferramentas necessárias para executar suas ações. O suporte institucional, logístico e de divulgação que a SBM oferece é fundamental para que o PROFMAT seja uma verdadeira vitrine do que a comunidade matemática brasileira devolve à sociedade”, enxerga a docente.
Ela ressalta que essa sinergia entre a CAN e a SBM foi essencial para o crescimento e a consolidação do programa nos últimos anos, tornando-o um instrumento estratégico de formação continuada de professores.
“O PROFMAT oferece uma oportunidade única para os docentes se aprofundarem em conteúdos e metodologias, criando produtos educacionais e fortalecendo sua prática. Por ser um programa em rede, com currículo e avaliação unificados, ele contribui para reduzir desigualdades regionais e promove uma formação de excelência em todo o território nacional”, explica Ana Paula.
Mensagem aos professores: formação, pertencimento e transformação
Com uma visão voltada à valorização docente e à formação humana, Ana Paula acredita que o PROFMAT vai além de um programa de pós-graduação: ele constitui uma rede de apoio, pertencimento e transformação profissional.

“Que os professores encarem o PROFMAT não apenas como uma oportunidade de formação e valorização profissional, mas também de crescimento pessoal. É um espaço de pertencimento, em que cada participante passa a integrar uma rede de docentes comprometidos com a melhoria do ensino de matemática no Brasil. Fazer parte do PROFMAT é contribuir para algo muito maior do que nós mesmos”, aconselha e finaliza.