Ir ao conteúdo

Doutorado PROFMAT é aprovado pela CAPES

Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-D) amplia a formação de professores e fortalece a educação matemática no Brasil

Serão inicialmente seis polos espalhados pelas cinco regiões do Brasil | Foto: Envato

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a criação do Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-D), iniciativa inédita da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O programa representa um marco na formação de professores de Matemática da Educação Básica, consolidando a trajetória de sucesso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e ampliando o compromisso da SBM com o fortalecimento da educação matemática no país.

A proposta, aprovada pela CAPES, segue agora para apreciação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e posterior homologação pelo Ministério da Educação (MEC), etapas necessárias para o início das atividades acadêmicas do programa.

A aprovação é comemorada por Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM e responsável por liderar a formulação e a submissão da proposta à CAPES: “O PROFMAT-D representa um marco fundamental para o ensino de Matemática no país — e vai além disso. É o primeiro programa de doutorado profissional a incluir a divulgação matemática como linha de pesquisa, inaugurando uma especialidade inédita no Brasil. Sabemos o quanto a divulgação científica é essencial, especialmente em áreas de natureza mais abstrata, como a Matemática. Estabelecer um diálogo mais próximo com a sociedade e evidenciar o papel da Matemática em nossa vida cotidiana é, ao mesmo tempo, um desafio e uma necessidade. Nesse sentido, o PROFMAT-D surge como uma iniciativa pioneira, que une formação avançada, inovação educacional e compromisso com a comunicação científica, fortalecendo os laços entre a academia e a comunidade. O trabalho em equipe foi muito importante para que alcançássemos esse resultado. Tivemos o apoio de vários setores da comunidade, com muitas pessoas envolvidas direta e indiretamente neste trabalho”. 

Formação avançada e rede nacional de polos

Assim como o mestrado, o PROFMAT-D será ofertado de forma presencial e em rede nacional, reunindo seis instituições de ensino superior distribuídas nas cinco regiões do Brasil:

  • Universidade Federal do Pará (UFPA);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS);
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB);
  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Essa estrutura garante capilaridade e equidade territorial, ampliando o acesso de professores de diferentes contextos regionais à formação doutoral.

Objetivos e público-alvo

Voltado a professores e profissionais que atuam na Educação Básica, especialmente egressos do PROFMAT, o novo doutorado busca formar profissionais com domínio matemático avançado e capacidade de aplicação prática desse conhecimento em sala de aula, na gestão educacional e na formulação de políticas públicas.

O objetivo central do PROFMAT-D é fortalecer a base científica, tecnológica e pedagógica dos docentes, promovendo o desenvolvimento de currículos, avaliações, recursos didáticos e estratégias inovadoras que aprimorem o ensino e a aprendizagem da Matemática no Brasil.

Segundo a proposta aprovada pela CAPES, o programa também visa suprir lacunas históricas na formação continuada de professores, oferecendo oportunidades de pesquisa aplicada e desenvolvimento profissional para docentes que já possuem trajetória consolidada na Educação Básica.

Estrutura e linhas de pesquisa

A área de concentração do PROFMAT-D é Matemática na Educação Básica, e o programa se organiza em quatro linhas de pesquisa interdisciplinares:

  1. Pesquisa e Inovação da Matemática para a Educação Básica;
  2. Bases Científicas e Quantitativas da Matemática para a Educação Básica;
  3. Métodos e Ferramentas Computacionais para a Educação Básica em Matemática;
  4. Divulgação e Comunicação Pública da Matemática e a Educação Básica.

O curso combina disciplinas obrigatórias e optativas, estágios supervisionados e a elaboração de um produto técnico e intelectual, como recursos educacionais, softwares, materiais didáticos, plataformas ou propostas de políticas públicas, acompanhados de uma tese doutoral.

Pesquisa aplicada e impacto social

O PROFMAT-D é o primeiro programa de doutorado no país a unir pesquisa em Matemática, formação docente e comunicação científica em um mesmo escopo. A proposta enfatiza a chamada pesquisa translacional, que integra teoria e prática para gerar resultados concretos e aplicáveis no ensino.

O impacto esperado inclui o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas, ferramentas computacionais, modelos de avaliação baseados em evidências e iniciativas de divulgação científica que contribuam para aproximar a Matemática da sociedade.

Além disso, o programa pretende preparar doutores aptos a atuar em secretarias de educação, institutos de pesquisa, universidades e centros de inovação educacional, fortalecendo a presença da Matemática nas políticas públicas e no debate sobre educação científica.

Do Mestrado ao Doutorado: uma trajetória de transformação

Desde sua criação, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) já formou mais de 8.000 professores e consolidou uma rede de mais de 100 instituições associadas, com presença em todos os estados brasileiros.

Relatos de egressos indicam que o programa tem promovido mudanças significativas nas práticas de ensino, além de incentivar a produção de materiais didáticos e pesquisas aplicadas que beneficiam diretamente escolas e redes de ensino.

O PROFMAT-D surge como uma continuidade natural desse processo, respondendo à demanda dos próprios egressos do mestrado e consolidando um modelo de formação que alia excelência acadêmica e relevância social.

Uma nova etapa para a educação matemática no Brasil

Com a aprovação pela CAPES, o PROFMAT-D reafirma o papel da SBM na promoção de uma educação matemática de qualidade, conectada às transformações tecnológicas, sociais e culturais do século XXI.

“O PROFMAT-D simboliza a maturidade de uma política educacional de longo prazo. É o resultado de uma trajetória que uniu a comunidade matemática em torno da formação de professores e da valorização do ensino público”, Walcy Santos, Coordenadora Nacional do PROFMAT.

Publicado emNotícias