Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-D) amplia a formação de professores e fortalece a educação matemática no Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a criação do Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-D), iniciativa inédita da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O programa representa um marco na formação de professores de Matemática da Educação Básica, consolidando a trajetória de sucesso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e ampliando o compromisso da SBM com o fortalecimento da educação matemática no país.
A proposta, aprovada pela CAPES, segue agora para apreciação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e posterior homologação pelo Ministério da Educação (MEC), etapas necessárias para o início das atividades acadêmicas do programa.
A aprovação é comemorada por Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM e responsável por liderar a formulação e a submissão da proposta à CAPES: “O PROFMAT-D representa um marco fundamental para o ensino de Matemática no país — e vai além disso. É o primeiro programa de doutorado profissional a incluir a divulgação matemática como linha de pesquisa, inaugurando uma especialidade inédita no Brasil. Sabemos o quanto a divulgação científica é essencial, especialmente em áreas de natureza mais abstrata, como a Matemática. Estabelecer um diálogo mais próximo com a sociedade e evidenciar o papel da Matemática em nossa vida cotidiana é, ao mesmo tempo, um desafio e uma necessidade. Nesse sentido, o PROFMAT-D surge como uma iniciativa pioneira, que une formação avançada, inovação educacional e compromisso com a comunicação científica, fortalecendo os laços entre a academia e a comunidade. O trabalho em equipe foi muito importante para que alcançássemos esse resultado. Tivemos o apoio de vários setores da comunidade, com muitas pessoas envolvidas direta e indiretamente neste trabalho”.
Formação avançada e rede nacional de polos
Assim como o mestrado, o PROFMAT-D será ofertado de forma presencial e em rede nacional, reunindo seis instituições de ensino superior distribuídas nas cinco regiões do Brasil:
- Universidade Federal do Pará (UFPA);
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS);
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Essa estrutura garante capilaridade e equidade territorial, ampliando o acesso de professores de diferentes contextos regionais à formação doutoral.
Objetivos e público-alvo
Voltado a professores e profissionais que atuam na Educação Básica, especialmente egressos do PROFMAT, o novo doutorado busca formar profissionais com domínio matemático avançado e capacidade de aplicação prática desse conhecimento em sala de aula, na gestão educacional e na formulação de políticas públicas.
O objetivo central do PROFMAT-D é fortalecer a base científica, tecnológica e pedagógica dos docentes, promovendo o desenvolvimento de currículos, avaliações, recursos didáticos e estratégias inovadoras que aprimorem o ensino e a aprendizagem da Matemática no Brasil.
Segundo a proposta aprovada pela CAPES, o programa também visa suprir lacunas históricas na formação continuada de professores, oferecendo oportunidades de pesquisa aplicada e desenvolvimento profissional para docentes que já possuem trajetória consolidada na Educação Básica.
Estrutura e linhas de pesquisa
A área de concentração do PROFMAT-D é Matemática na Educação Básica, e o programa se organiza em quatro linhas de pesquisa interdisciplinares:
- Pesquisa e Inovação da Matemática para a Educação Básica;
- Bases Científicas e Quantitativas da Matemática para a Educação Básica;
- Métodos e Ferramentas Computacionais para a Educação Básica em Matemática;
- Divulgação e Comunicação Pública da Matemática e a Educação Básica.
O curso combina disciplinas obrigatórias e optativas, estágios supervisionados e a elaboração de um produto técnico e intelectual, como recursos educacionais, softwares, materiais didáticos, plataformas ou propostas de políticas públicas, acompanhados de uma tese doutoral.
Pesquisa aplicada e impacto social
O PROFMAT-D é o primeiro programa de doutorado no país a unir pesquisa em Matemática, formação docente e comunicação científica em um mesmo escopo. A proposta enfatiza a chamada pesquisa translacional, que integra teoria e prática para gerar resultados concretos e aplicáveis no ensino.
O impacto esperado inclui o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas, ferramentas computacionais, modelos de avaliação baseados em evidências e iniciativas de divulgação científica que contribuam para aproximar a Matemática da sociedade.
Além disso, o programa pretende preparar doutores aptos a atuar em secretarias de educação, institutos de pesquisa, universidades e centros de inovação educacional, fortalecendo a presença da Matemática nas políticas públicas e no debate sobre educação científica.
Do Mestrado ao Doutorado: uma trajetória de transformação
Desde sua criação, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) já formou mais de 8.000 professores e consolidou uma rede de mais de 100 instituições associadas, com presença em todos os estados brasileiros.
Relatos de egressos indicam que o programa tem promovido mudanças significativas nas práticas de ensino, além de incentivar a produção de materiais didáticos e pesquisas aplicadas que beneficiam diretamente escolas e redes de ensino.
O PROFMAT-D surge como uma continuidade natural desse processo, respondendo à demanda dos próprios egressos do mestrado e consolidando um modelo de formação que alia excelência acadêmica e relevância social.
Uma nova etapa para a educação matemática no Brasil
Com a aprovação pela CAPES, o PROFMAT-D reafirma o papel da SBM na promoção de uma educação matemática de qualidade, conectada às transformações tecnológicas, sociais e culturais do século XXI.
“O PROFMAT-D simboliza a maturidade de uma política educacional de longo prazo. É o resultado de uma trajetória que uniu a comunidade matemática em torno da formação de professores e da valorização do ensino público”, Walcy Santos, Coordenadora Nacional do PROFMAT.