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Profmat: histórias de sucesso comprovam que capacitação eleva importância social de professores na educação básica do Brasil

Programa de Mestrado Profissional em Matemática organizado pela SBM tem sido importantíssimo na formação de docentes de Norte a Sul no país

Investir em educação básica é uma das bandeiras do Brasil no novo governo, afinal menos da metade dos 6% do PIB direcionado ao setor vai para a base da pirâmide, confirma a Organização da Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Mas ter em mãos um orçamento maior para o ensino não é necessariamente se preocupar em comprar mais livros e materiais ou construir universidades e escolas. Muitas vezes, o fator primordial para facilitar o aprendizado é capacitar os professores. 

Foto: Arquivo Pessoal – Profmat foi importante para a capacitação de dois professores de Matemática no Brasil

Em Matemática, então, a SBM entende que há a necessidade de oferecer aos alunos um ensino de melhor qualificação e, neste contexto, entra a capacitação dos docentes. Por essa e outras razões, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um dos alicerces da entidade para mudar tal panorama nacional, refletido negativamente na preocupante 66ª posição que o Brasil ocupa no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

O objetivo do Profmat é desenvolver a formação dos professores, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático para a rede pública de ensino. O programa impacta hoje consideravelmente na capacitação de milhares de professores em todo o território nacional. Mais de 6 mil alunos e alunas se tornaram mestres pela iniciativa, que conta com o reconhecimento do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE) com nota máxima (5). 

Entre os profissionais agraciados pelo Profmat, a mineira Maria Botelho Alves Pena, de Uberlândia, adiou a aposentadoria para ingressar no programa em 2012 pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ao longo de sua carreira, que começou em 1981, a matemática passou por todas as séries da educação básica. Porém, o Profmat a direcionou para uma nova vertente.

Foto: Arquivo Pessoal – Professora mineira Maria Botelho foi um dos inúmeros casos de sucesso do Profmat

“Em 2014, cheguei a pedir e, posteriormente, revogar o afastamento preliminar para a aposentadoria para ter direito a uma promoção por ter concluído o mestrado. Porque a sala de aula sempre representou para mim um ambiente desafiador, inspirador e prazeroso”, conta a professora, atuante na tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) desde 2005.

Na atuação na rede estadual de Uberlândia, Maria ajudou seus estudantes a somarem incríveis 699 premiações de 2005 a 2022, entre medalhas e menções honrosas. “Eu, particularmente, fui premiada em todas as edições de que participei”, completa a professora de Matemática. 

A mais de 2.300km do Triângulo Mineiro, o paraibano José Vinícius do Nascimento Silva, da interiorana Malta, também teve impactada sua trajetória acadêmica com o Profmat, onde completou seu mestrado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Sua especialização foi importantíssima para poder contribuir com o nível educacional em cidades pobres do sertão.

Foto: Arquivo Pessoal – Paraibano José Vinícius Silva dá aulas de matemática a comunidades pobres do sertão

“Para um professor de Matemática da rede pública, a decisão de cursar o Profmat não foi apenas uma escolha acadêmica, foi também uma oportunidade para aprimorar minhas habilidades e contribuir significativamente para a educação dos estudantes das escolas em que trabalho. O Profmat me proporcionou uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, permitindo que possa transmitir tais conhecimentos e habilidades de maneira mais eficaz aos meus estudantes e pude me conectar com grandes professores da rede”, analisa Silva. 

Segundo o professor da rede estadual de ensino da Paraíba, a especialização adquirida pelo Profmat o fez testar novos atributos nas salas de aula. Isso sem contar as honrarias ao longo da carreira. Ao todo, José Vinícius guiou seus alunos a conquistarem 93 premiações, com direito a duas medalhas de prata, 22 de bronze e 69 menções honrosas na OBMEP. 

“Descobri novas maneiras de abordar problemas, desenvolver habilidades de pensamento crítico e aprendi, ainda mais, a apreciar a beleza e a elegância da Matemática. Essas habilidades não apenas enriqueceram minha vida pessoal, mas também se traduziram em uma abordagem de ensino mais eficaz”, completa. 

Se o Profmat fez a diferença em sua vida acadêmica, Maria aconselha a quem está ingressando na área de que o programa é uma chance de ouro para elevar seu conhecimento teórico. 

“Para mim, o mestrado foi uma experiência muito enriquecedora, com influência positiva na minha prática docente. Vale ressaltar que a maioria dos egressos do Profmat tiveram promoções na carreira e continuam participando de eventos grandiosos, que visam a disseminação de boas práticas, a socialização do conhecimento e dos docentes de todas as regiões do país”, destaca a docente. 

José Vinícius corrobora o posicionamento da colega de profissão e acrescenta que a experiência do Profmat ainda segue contribuindo em sua trajetória até os dias atuais. 

“O conhecimento adquirido durante o mestrado provou ser extremamente valioso para o trabalho que desenvolvo na OBMEP. Me sinto, após a conclusão do programa, capaz de apresentar aos estudantes uma matemática mais lúdica e convidativa, despertando seu interesse e paixão pela disciplina. O Profmat desempenhou e continua desempenhando um papel fundamental na minha vida acadêmica e pessoal, pois também contribui significativamente para a educação de nossos jovens”, finaliza. 

O que é o Profmat?

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no âmbito do ProEB/CAPES, e coordenado pela SBM, com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O programa surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática e atende prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas. 

A ideia é estimular o aprimoramento da formação profissional dos docentes, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua didática. O Profmat realiza seleções anuais que descrevem orientações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa.

Publicado emNotícias