Programa de Mestrado Profissional em Matemática organizado pela SBM tem sido importantíssimo na formação de docentes de Norte a Sul no país
Investir em educação básica é uma das bandeiras do Brasil no novo governo, afinal menos da metade dos 6% do PIB direcionado ao setor vai para a base da pirâmide, confirma a Organização da Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Mas ter em mãos um orçamento maior para o ensino não é necessariamente se preocupar em comprar mais livros e materiais ou construir universidades e escolas. Muitas vezes, o fator primordial para facilitar o aprendizado é capacitar os professores.
Em Matemática, então, a SBM entende que há a necessidade de oferecer aos alunos um ensino de melhor qualificação e, neste contexto, entra a capacitação dos docentes. Por essa e outras razões, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um dos alicerces da entidade para mudar tal panorama nacional, refletido negativamente na preocupante 66ª posição que o Brasil ocupa no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
O objetivo do Profmat é desenvolver a formação dos professores, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático para a rede pública de ensino. O programa impacta hoje consideravelmente na capacitação de milhares de professores em todo o território nacional. Mais de 6 mil alunos e alunas se tornaram mestres pela iniciativa, que conta com o reconhecimento do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE) com nota máxima (5).
Entre os profissionais agraciados pelo Profmat, a mineira Maria Botelho Alves Pena, de Uberlândia, adiou a aposentadoria para ingressar no programa em 2012 pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ao longo de sua carreira, que começou em 1981, a matemática passou por todas as séries da educação básica. Porém, o Profmat a direcionou para uma nova vertente.
“Em 2014, cheguei a pedir e, posteriormente, revogar o afastamento preliminar para a aposentadoria para ter direito a uma promoção por ter concluído o mestrado. Porque a sala de aula sempre representou para mim um ambiente desafiador, inspirador e prazeroso”, conta a professora, atuante na tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) desde 2005.
Na atuação na rede estadual de Uberlândia, Maria ajudou seus estudantes a somarem incríveis 699 premiações de 2005 a 2022, entre medalhas e menções honrosas. “Eu, particularmente, fui premiada em todas as edições de que participei”, completa a professora de Matemática.
A mais de 2.300km do Triângulo Mineiro, o paraibano José Vinícius do Nascimento Silva, da interiorana Malta, também teve impactada sua trajetória acadêmica com o Profmat, onde completou seu mestrado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Sua especialização foi importantíssima para poder contribuir com o nível educacional em cidades pobres do sertão.
“Para um professor de Matemática da rede pública, a decisão de cursar o Profmat não foi apenas uma escolha acadêmica, foi também uma oportunidade para aprimorar minhas habilidades e contribuir significativamente para a educação dos estudantes das escolas em que trabalho. O Profmat me proporcionou uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, permitindo que possa transmitir tais conhecimentos e habilidades de maneira mais eficaz aos meus estudantes e pude me conectar com grandes professores da rede”, analisa Silva.
Segundo o professor da rede estadual de ensino da Paraíba, a especialização adquirida pelo Profmat o fez testar novos atributos nas salas de aula. Isso sem contar as honrarias ao longo da carreira. Ao todo, José Vinícius guiou seus alunos a conquistarem 93 premiações, com direito a duas medalhas de prata, 22 de bronze e 69 menções honrosas na OBMEP.
“Descobri novas maneiras de abordar problemas, desenvolver habilidades de pensamento crítico e aprendi, ainda mais, a apreciar a beleza e a elegância da Matemática. Essas habilidades não apenas enriqueceram minha vida pessoal, mas também se traduziram em uma abordagem de ensino mais eficaz”, completa.
Se o Profmat fez a diferença em sua vida acadêmica, Maria aconselha a quem está ingressando na área de que o programa é uma chance de ouro para elevar seu conhecimento teórico.
“Para mim, o mestrado foi uma experiência muito enriquecedora, com influência positiva na minha prática docente. Vale ressaltar que a maioria dos egressos do Profmat tiveram promoções na carreira e continuam participando de eventos grandiosos, que visam a disseminação de boas práticas, a socialização do conhecimento e dos docentes de todas as regiões do país”, destaca a docente.
José Vinícius corrobora o posicionamento da colega de profissão e acrescenta que a experiência do Profmat ainda segue contribuindo em sua trajetória até os dias atuais.
“O conhecimento adquirido durante o mestrado provou ser extremamente valioso para o trabalho que desenvolvo na OBMEP. Me sinto, após a conclusão do programa, capaz de apresentar aos estudantes uma matemática mais lúdica e convidativa, despertando seu interesse e paixão pela disciplina. O Profmat desempenhou e continua desempenhando um papel fundamental na minha vida acadêmica e pessoal, pois também contribui significativamente para a educação de nossos jovens”, finaliza.
O que é o Profmat?
O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no âmbito do ProEB/CAPES, e coordenado pela SBM, com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O programa surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática e atende prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas.
A ideia é estimular o aprimoramento da formação profissional dos docentes, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua didática. O Profmat realiza seleções anuais que descrevem orientações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa.