Vice-coordenadora na Comissão Nacional do programa de mestrado profissional, a docente da UFSM combina experiência e compromisso com a expansão e a qualidade da formação de professores de matemática em todo o Brasil

Em muitos contextos, a máxima ‘em time que está ganhando, não se mexe’ traduz com precisão escolhas institucionais que priorizam a experiência e a continuidade. É nesse espírito que Carmen Vieira Mathias, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), se mantém na função de Vice-Coordenadora da Coordenação Acadêmica Nacional (CAN) do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Com uma história que se confunde com a própria consolidação do PROFMAT, Carmen já foi coordenadora local e regional, somando mais de uma década de contribuições ao programa gerido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Agora, ao lado da coordenadora Walcy Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dá sequência a esse percurso, trazendo conhecimento acumulado e visão de futuro para os novos desafios.
Quem é Carmen Vieira Mathias
Natural de Formigueiro, na região central do Rio Grande do Sul, Carmen reside em Santa Maria desde 1993, cidade onde construiu sua trajetória acadêmica e profissional. Licenciada em Matemática pela UFSM, em 1996, obteve o título de mestre em Matemática também pela instituição quatro anos depois e completou seu doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2009.
Em 2019, concluiu um estágio de pós-doutorado em Ensino de Matemática na Universidade Franciscana (UFN). Antes de seguir carreira no ensino superior, lecionou por cinco anos na educação básica. Desde 1999, dedica-se ao magistério em cursos de graduação em Matemática, e atualmente é docente da UFSM, onde coordena os cursos de Matemática — Licenciatura Noturno, Diurno e Bacharelado.
Sua atuação inclui disciplinas na pós-graduação e a orientação de estudantes de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e mestrado. Na pesquisa, Carmen investiga o uso de tecnologias digitais e sua importância no processo de visualização de entes geométricos.

Além do PROFMAT, Carmen desempenhou papel importante na comunidade matemática nacional: foi tesoureira da SBM no biênio 2013–2015 durante o mandato do então presidente Marcelo Viana.
Do local ao nacional: uma trajetória marcada pelo PROFMAT
A relação da professora com o PROFMAT começou desde a primeira chamada às Instituições de Ensino Superior (IES), em 2011. Naquele ano, ela coordenou a comissão de implantação do programa na UFSM, tornando-se a primeira coordenadora local. Logo em seguida, em 2012, foi convidada para assumir a coordenação regional da Região Sul, função em que também foi responsável pela documentação e relatórios da CAN.
Em 2015, passou a integrar oficialmente a Coordenação Acadêmica Nacional, permanecendo até 2020. Em 2023, voltou à equipe como vice-coordenadora, após convite da professora Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM. “Nesses anos de existência do PROFMAT, só não fui da CAN por três anos”, brinca ela, sobre sua história atrelada ao programa.
Continuidade, parcerias e novos desafios da gestão atual
Carmen explica que sua permanência na vice-coordenação foi um convite da atual coordenadora, com quem mantém parceria acadêmica de longa data. “Já conheço a Walcy há muito tempo e sei o quanto é comprometida com tudo o que faz. Já havia me oferecido para atuar na CAN, a fim de dar continuidade ao trabalho hercúleo que o Gustavo Araújo – coordenador da gestão anterior – vinha realizando”, afirma.
Entre as prioridades, destaca a importância de uma expansão estratégica do PROFMAT em regiões que ainda carecem de formação continuada para professores de matemática. “É fundamental garantir que o crescimento venha acompanhado da manutenção do padrão acadêmico”, defende.
Outro desafio é a adequação ao novo sistema Sucupira, da CAPES, que exigirá da rede esforço coletivo para compreender os fluxos e se ajustar às novas exigências de avaliação. “Ainda não temos muitas certezas sobre como tudo funcionará, mas contamos com o apoio do corpo técnico da Capes. Será um aprendizado importante para todos nós”, avalia a vice-coordenadora.
Diversidade e inclusão como pilares de fortalecimento do PROFMAT
Carmen também ressalta que o PROFMAT tem avançado em políticas de diversidade e inclusão. Para ela, a presença de duas mulheres na coordenação nacional é simbólica e serve de referência. “Penso que ainda há muito a ser feito, não apenas em relação à diversidade de gênero, mas também à raça. Temos buscado equilíbrio em nossos eventos e já vemos ações concretas em bancas avaliadoras”, aponta.
Um levantamento realizado pela CAN em 2024 revelou que mais de 70% dos egressos e discentes do PROFMAT se identificam com o gênero masculino. No recorte racial, mais de 50% dos egressos se declararam brancos, percentual que vem caindo entre os atuais estudantes, resultado em parte da política de cotas na pós-graduação.
Perspectivas para o futuro: expansão, doutorado em rede e integração com a prática docente
Além da expansão e da adequação aos novos sistemas da CAPES, Carmen destaca outro ponto decisivo: a expectativa de implantação do doutorado em rede do PROFMAT, previsto para ser iniciado já em 2026, caso seja aprovado o recurso em avaliação. “Será um grande passo, mas também um desafio, pois precisamos garantir qualidade e integração entre mestrado e doutorado”, lembra.

A vice-coordenadora também enxerga a necessidade de intensificar o diálogo entre os conteúdos matemáticos e a prática docente em sala de aula. “Embora essa integração ocorra de forma natural em muitos momentos, ainda há espaço para torná-la mais consistente e estreita”, afirma.
Um conselho para professores da educação básica
Com a experiência de mais de uma década acompanhando o programa de mestrado profissional em matemática, Carmen reforça a relevância do curso para professores em exercício. “Pelos relatos de quem já passou pelo curso, posso afirmar: o PROFMAT transforma vidas. Ele não é voltado para quem está se formando, mas para professores que desejam elevar o nível da matemática ensinada nas escolas, que querem fazer a diferença e garantir que seus alunos aprendam uma matemática sólida”, explica.
Aos docentes que pensam em ingressar no programa, a recomendação é clara: “Se você concluiu a graduação em Matemática, está atuando em sala de aula e quer oferecer o melhor para seus estudantes, então precisa buscar o melhor para si também — e o PROFMAT está aí para isso”.
Com sua longa experiência acadêmica e sólida atuação no PROFMAT, Carmen Vieira Mathias segue contribuindo para o fortalecimento do programa, combinando conhecimento acumulado, compromisso com a qualidade e atenção à formação de professores de Matemática em todo o país. Sua permanência na vice-coordenação representa, assim, continuidade estratégica e garantia de liderança experiente para os desafios que se apresentam na nova gestão da CAN.
