Professora da UFRJ assume a gestão do programa até 2027 e pretende ampliar a rede, fortalecer a formação docente e promover equidade no ensino da matemática

A nova gestão da Coordenação Acadêmica Nacional (CAN) do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) está definida até 2027. A professora Walcy Santos, docente titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a nova Coordenadora Nacional do programa, sucedendo a Gustavo Araújo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A estrutura da CAN também conta com: Carmen Vieira Mathias, professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como Vice-Coordenadora; Ana Paula de Araújo Chaves, docente na Universidade Federal de Goiás (UFG) e representante da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); Pedro Henrique Pereira Daldegan, professor no CEFET-MG e representante do corpo docente; e José Vinícius do Nascimento Silva, discente egresso do PROFMAT.
Quem é Walcy Santos
Natural de Santo André (SP), mas radicada no Rio de Janeiro desde a infância, Walcy construiu uma trajetória marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso científico. Bacharel (1981) e mestre (1985) em Matemática pela UFRJ, doutora pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1992, Walcy é pesquisadora de destaque em Geometria Diferencial, curvatura média, formas espaciais e curvas planas.
Na UFRJ, foi diretora do Instituto de Matemática (de 2010 a 2018) e hoje ocupa a Vice-Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Sua atuação acadêmica sempre caminhou ao lado da gestão e da defesa de políticas de equidade no ensino. Em julho, Walcy se tornou associada honorária da SBM, atribuição concedida a nomes de relevância nacional na área.
Ao longo dos anos, a professora da UFRJ consolidou-se como referência também na formação de professores. Para ela, a melhoria do ensino básico é uma das frentes mais urgentes para promover a equidade no Brasil e garantir o futuro da matemática. Atenta às desigualdades regionais e sociais, Walcy chega com entusiasmo e consciência da responsabilidade à frente do PROFMAT.
“Eu recebi com muita satisfação e com o peso da responsabilidade de assumir a coordenação nacional do PROFMAT. O PROFMAT é um programa muito grande, com várias especificidades por ser em rede, e o auxílio da Comissão Acadêmica Nacional para entender todo o programa e auxiliar em todas as decisões é fundamental”, destaca a pesquisadora.
Objetivos na CAN nos próximos meses
Entre suas metas até 2027 estão a expansão estratégica da rede, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Norte, a melhoria do conteúdo programático alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ampliação das produções acadêmicas e a implantação do doutorado profissional em Matemática, cuja avaliação final está em andamento.
“Também buscamos fortalecer a internacionalização, tanto atraindo alunos de países com carência na formação de professores quanto criando oportunidades de estágios no exterior para os nossos estudantes. Isso dará à nossa rede uma formação ainda mais qualificada”, acrescenta.
O PROFMAT já formou mais de 8 mil mestres em Matemática com impacto direto no ensino básico. Para Walcy, esse é um legado que precisa ser ampliado.
“Muitas avaliações já mostram como nossos egressos contribuem para a melhoria do ensino. Eles acabam se tornando lideranças nas escolas, apoiando até quem não teve a oportunidade de cursar o PROFMAT. Esse é um impacto que não termina na sala de aula: se espalha pela comunidade escolar”, analisa a docente.
Diversidade de gênero e raça no PROFMAT
Ao refletir sobre os desafios da nova gestão, Walcy reforça que a diversidade de gênero e raça precisa ganhar centralidade nas discussões do programa. Embora o PROFMAT já esteja consolidado como uma das maiores iniciativas de formação docente em matemática no país, ainda há um caminho a percorrer para que seus participantes reflitam mais de perto o perfil da sociedade brasileira.
“Ainda estamos aquém de refletir o espectro da sociedade. Precisamos criar ações que tragam mais mulheres e ampliar a representatividade de gênero e raça entre nossos alunos e egressos”, enfatiza.

Segundo a coordenadora, essa desigualdade se conecta a fatores históricos e estruturais. Na matemática, por exemplo, é mais comum encontrar homens no ensino médio e mulheres concentradas no ensino fundamental, uma divisão que impacta a busca por formação continuada. Além disso, questões salariais e a sobrecarga de trabalho fora da sala de aula também dificultam a presença feminina em programas de pós-graduação.
No que se refere à questão racial, Walcy lembra que as políticas de cotas já existentes em muitas instituições parceiras do PROFMAT são um avanço importante, mas não eliminam o desafio de garantir uma maior equidade na participação e na permanência.
“O ideal é que o perfil de nossos alunos e egressos se aproxime cada vez mais do perfil da sociedade brasileira. Isso ainda não acontece, e precisamos enfrentar essa distância”, reconhece.
Para a nova coordenação, buscar maior diversidade e representatividade não é apenas uma questão de justiça social, mas também um caminho para enriquecer a formação e fortalecer o impacto do programa no ensino básico de matemática em todo o país.
Quem deve fazer o PROFMAT: o conselho de Walcy
Para Walcy, o programa é uma oportunidade de fortalecer conhecimentos matemáticos e aprimorar a prática docente em sala de aula.
“Se você quer se sentir mais seguro nos conteúdos e melhorar sua atuação em sala de aula, tem que fazer o PROFMAT. Ele foi pensado para licenciados em qualquer etapa da carreira”, aconselha a pesquisadora.
Participar do PROFMAT não é apenas obter um título acadêmico, mas também adquirir ferramentas que podem transformar a forma de ensinar matemática. O programa oferece uma formação sólida, com atenção tanto à matemática pura quanto às metodologias pedagógicas voltadas para o ensino básico.
Walcy Santos lembra que o PROFMAT prepara líderes educacionais. Muitos egressos acabam se tornando referências em suas escolas, apoiando colegas e promovendo melhorias que vão além da própria sala de aula. O impacto, portanto, é amplo e duradouro, atingindo toda a comunidade escolar.
As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao PROFMAT 2026 estão abertas. Inscreva-se pelo site.