Prioridades da nova gestão envolvem atualização curricular, expansão territorial e internacionalização do programa

No início do mês de julho foi divulgado o resultado do processo seletivo para a nova Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, o PROFMAT. Encabeçando a nova composição, Walcy Santos, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assume o cargo como nova Coordenadora do programa até 2027.
Reunindo uma longa trajetória como docente e pesquisadora, a nova coordenadora nacional, Walcy Santos, relata que sua relação com o programa, além de próxima, é de longa data. “Conheço o PROFMAT desde o seu germe embrionário. Estive presente na primeira reunião feita na SBM para começar a discutir o programa. Trabalhei bastante na elaboração da proposta, discutindo com os colegas a melhor formatação, dentro de um processo urgente, em que, na época, a CAPES estava demandando a apresentação de uma proposta”, relembra.
Com ampla experiência na formação continuada de professores de Matemática para a Educação Básica, a docente atuou por mais de dez anos como coordenadora local do programa na UFRJ – função que deixou recentemente para assumir a Coordenação Nacional. “Costumo dizer, de coração, que atualmente, entre todas as turmas que dou aula, as que mais me dão prazer são as dos professores, por me sentir contribuindo diretamente para a melhoria do ensino no país”, afirma.
No processo seletivo para a Coordenação Nacional os candidatos devem enviar uma carta de intenções, um conjunto de documentações que comprovem ao menos quatro requisitos desejáveis e uma declaração de disponibilidade para a função. Após submetidas, as candidaturas são avaliadas pelo Comitê de Busca da SBM e o resultado final homologado pelo Conselho da SBM e encaminhado à CAPES.
Com a nomeação oficial, uma das primeiras tarefas da coordenadora foi convidar os membros para a nova composição. São eles: a vice-coordenadora, Carmen Mathias, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); a representante da SBM, Ana Paula Chaves, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG); o representante do corpo docente, Pedro Henrique Daldegan, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e por fim, representando os discentes egressos, José Vinícius do Nascimento, docente das redes municipal e estadual da Paraíba.
Segundo a professora, a intenção foi dar continuidade ao trabalho desenvolvido na gestão anterior. Por isso, a equipe foi mantida praticamente inalterada, com exceção do cargo de representante do corpo docente, agora ocupado por Pedro Henrique Daldegan, do CEFET-MG. “Meu objetivo com essa nova composição é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado, evitando grandes rupturas em um processo tão valioso de aprimoramento da produção acadêmica e dos relatórios”, destaca.
Novos horizontes para o PROFMAT
A proposta elaborada pela nova Coordenação Nacional tem como um dos principais objetivos atualizar as ementas dos cursos, tornando-as mais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nos cursos mais básicos. Além disso, produzir materiais pedagógicos que dialoguem com os conteúdos do PROFMAT e possam ser aplicados diretamente em sala de aula pelos egressos.
Outro ponto central é a continuidade às iniciativas de internacionalização do programa, por meio tanto da recepção de professores e pesquisadores estrangeiros quanto do estabelecimento de novas parcerias institucionais. Como exemplo dessa meta, em maio, a presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, realizou uma visita técnica ao Instituto de Matemática Interdisciplinar da Universidad Complutense de Madrid (UCM). Na ocasião, foi discutido um convênio voltado ao PROFMAT com o objetivo de firmar um acordo de colaboração que possibilite aos estudantes do programa a realização de intercâmbios acadêmicos na instituição espanhola.

Segundo a professora Walcy, entre as metas também está a implantação do doutorado do PROFMAT. “Trabalhei bastante na proposta, desde a primeira versão, mesmo sem fazer parte formal do corpo docente. A proposta está em processo de recurso na CAPES, e temos boas expectativas de que possa ser aprovada ainda este ano”, afirma.
Além disso, busca-se tornar a rede do PROFMAT mais homogênea, garantindo maior coerência e visibilidade, além da ampliação da presença do programa em regiões pouco contempladas, decisão essa que depende da aprovação da CAPES. “Espero poder ampliar a rede, que já é muito grande, mas que ainda precisa alcançar lugares estratégicos. Temos uma concentração maior na região Sudeste, mas regiões como Norte e Centro-Oeste ainda precisam de polos institucionais. Estamos buscando instituições que possam se tornar associadas ao programa nesses rincões do país, para, de fato, contribuir de maneira politicamente significativa com a melhoria do ensino”, finaliza.