À Comunidade Acadêmica da SBM
Tendo em vista as incumbências da Presidência e do Conselho da SBM, bem como o disposto no art. 8° da Portaria Capes 207, de 4 de julho de 2024, que regulamenta o Programa de Pós-Graduação stricto sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB), a que se vincula o Profmat, in verbis:
São obrigações das Coordenações Nacionais:
I – Promover o processo de seleção dos Coordenadores Nacionais, em conjunto com as Instituições Associadas, atendendo aos princípios de publicidade e impessoalidade, com a divulgação de critérios claros e objetivos […],
o Comitê de Busca a seguir designado convida a comunidade acadêmica da SBM a apresentar candidaturas à função de Coordenador Nacional do Profmat: Jaqueline Godoy Mesquita (Unicamp/Presidente da SBM); Márcia Federson (USP/Pró-reitora de Pós-Graduação da SBM); Valéria Cavalcanti (UEM/Diretora da SBM), Roberto Imbuzeiro (IMPA/Diretor da SBM); e Marcello Ferreira (UnB/Consultor da SBM).
Os interessados devem manifestar proposição à função até o dia 30/06/2025, via e-mail a profmat@sbm.org.br, contendo:
- Carta de intenções com exposição sintética dos atributos que considera dispor para o exercício da função, envolvendo:
a) formação acadêmica;
b) produções científicas, técnicas e tecnológicas; e
c) vínculos e experiências em ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e gestão. - Declaração de requisitos desejáveis, consubstanciada por documentos comprobatórios, garantindo dispor de ao menos 4 (quatro) dos seguintes requisitos:
a) experiência mínima de 2 (dois) anos como coordenador do Profmat;
b) experiência como docente do Profmat, tendo ofertado ao menos 1 (uma) disciplina e orientado pelo menos 2 (duas) dissertações;
c) credenciamento a associada do Profmat que oferte o Programa há pelo menos 5 (cinco) anos;
d) experiência em cargos de coordenação de pós-graduação, chefia de departamento, direção de unidade acadêmica ou pró-reitoria acadêmica;
e) conhecimento e experiência de manejo na Plataforma Sucupira; ou
f) experiência em atividades/funções na SBM; - Ateste de competências para a função, formulado em declaração de conhecimento, disponibilidade, intenção e ciência das responsabilidades associadas ao(à) planejamento, execução, coordenação e avaliação do Profmat conforme normativos e regimento.
O quesito I, de natureza eliminatória e classificatória, será avaliado pelo Comitê de Busca, que atribuirá uma nota de 0,00 a 10,00, sendo exigido o mínimo de 7,00. Os quesitos II e III serão de caráter exclusivamente eliminatório. Em caso de várias candidaturas qualificadas, e havendo necessidade de desempate, os proponentes poderão ser convidados para uma entrevista. O resultado preliminar será divulgado para eventuais recursos; o resultado final será objeto de homologação pelo Conselho da SBM para envio à Capes.
Clique aqui para acessar o documento assinado.