Ir ao conteúdo

Campo Grande (MS) recebe o II Encontro Nacional do PROFMAT em outubro

Evento reúne professores, pesquisadores, alunos e egressos em programação focada na reflexão sobre os rumos da Matemática na educação básica

O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Campo Grande | Foto: reprodução UFMS

De 15 a 18 de outubro de 2025, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MT), será palco do II Encontro Nacional do PROFMAT, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Organizado pelo Instituto de Matemática (INMA) da UFMS, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o evento busca promover um espaço de reflexão sobre o ensino de Matemática, reunindo professores, pesquisadores, alunos e egressos do programa em um ambiente colaborativo e dinâmico. 

Realizado pela primeira vez em 2023, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o encontro bianual tem se consolidado como uma fonte de fortalecimento da comunidade de professores de matemática da educação básica. É o que destaca o Coordenador Nacional do PROFMAT, professor Gustavo Araújo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): “É de extrema importância promover esse tipo de evento: um espaço de compartilhamento de conhecimento, de troca de experiências, de oportunidade para nossos discentes, egressos e docentes apresentarem suas produções acadêmicas e debaterem formas de melhorar o ensino de Matemática no país”. 

A 1ª edição ocorreu em novembro de 2023 e teve lotação máxima no auditório principal do IMPA | Foto: Divulgação SBM

Programação ampla e diversificada 

Com uma programação voltada à troca de experiências, atualização acadêmica e fortalecimento do PROFMAT em todo o país, o Encontro chega à sua segunda edição com uma seleção ampla de plenárias, oficinas, mesas-redondas, exposições e sessões de pôsteres. Segundo o coordenador do Encontro, professor Leandro Bezerra de Lima, do INMA/UFMS, a tendência é que o evento conte com um  grande número de participantes de todas as regiões do Brasil. 

Isso porque, a SBM, por meio do PROFMAT, oferecerá apoio financeiro a estudantes com dificuldades logísticas para participar do evento. Para receber o auxílio, o estudante deve ser indicado pelo colegiado de cada instituição associada, ter o trabalho aceito para apresentação e estar com a inscrição devidamente regularizada.

“Vamos receber, por exemplo, palestrantes e expositores  da Argentina e da Espanha. Também teremos uma mesa-redonda com professores que tiveram a experiência de visitar a China, tratando do modelo de gestão e de como é a educação básica por lá, especialmente a ligação entre o ensino básico e o ensino superior”, acrescenta. 

A programação do evento conta ainda com uma mesa-redonda sobre as ações colaborativas da SBM com outras entidades, como Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e a Associação Nacional de Professores de Matemática (ANPMat). Outro destaque será o anúncio dos vencedores do Prêmio Regional de Dissertações do PROFMAT. Os premiados de cada uma das cinco regiões se apresentarão como palestrantes no evento. O cronograma completo com todas as atividades previstas no Encontro será divulgado em breve.

A escolha da data de início do encontro também carrega um simbolismo especial. “A data foi escolhida com muito carinho: o evento vai coincidir com o Dia do Professor, 15 de outubro. Queremos fazer uma celebração nesse dia, especialmente dedicada aos professores de Matemática”, destaca Leandro.

Um marco na formação de professores de Matemática

Organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio da CAPES, o PROFMAT se destaca como o maior programa de pós-graduação em rede do Brasil. Presente em todas as regiões do país, o programa conta atualmente com 105 instituições associadas e já formou cerca de 7.650 mestres em Matemática. 

Ao longo de mais de dez anos de atuação, o PROFMAT comprova sua relevância, colhendo frutos inspiradores. Um exemplo é relembrado pelo professor Leandro: “Dos dez professores premiados na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), nove têm ligação com o PROFMAT, como egressos ou estudantes. Isso destaca a influência e a excelência do programa na formação de professores para o ensino básico, que tem contribuído significativamente para melhorar o ensino de Matemática em contextos diversos”.

O egresso do PROFMAT José Fábio de Araújo Lima, professor de Matemática em Feira de Santana (BA), foi um dos medalhistas de ouro da 1ª edição da OPMbr | Foto: Arquivo pessoal

É com base em experiências como essas que o Encontro Nacional do PROFMAT surge: para dar visibilidade nacional a essas trajetórias e integrar iniciativas de todas as regiões do país, promovendo o diálogo e a valorização do ensino de Matemática do entre todas as regiões do Brasil. 

“É fundamental compartilhar as atividades e experiências desenvolvidas por discentes e egressos, especialmente aquelas voltadas para a melhoria do ensino nas escolas em que atuam. Por exemplo, uma pessoa que atua no Norte pode se inspirar em uma atividade que teve grande sucesso no Sul. Um evento dessa magnitude para um programa em rede como o PROFMAT, não é só  importante, é, de fato, fundamental”, conclui o coordenador nacional do programa, Gustavo Araújo.

As inscrições para o II Encontro Nacional do PROFMAT podem ser feitas através do link. As taxas variam de acordo com o lote e a ocupação do inscrito. 

Publicado emNotícias