Ir ao conteúdo

Encontro do Profmat em Campina Grande recebe ícones da área e celebra intercâmbio entre alunos e egressos

Programa de Mestrado Profissional coordenado pela SBM voltou à UEPB pela segunda vez desde 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi palco, no fim de outubro, do 5⁰ Encontro Campinense do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O evento, apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ocorreu no Auditório de Psicologia da instituição estadual em Campina Grande e atraiu dezenas de interessados na área.


Foto: Divulgação/SBM – 5º Encontro Campinense do Profmat terminou com saldo positivo e dezenas de participantes envolvidos em Matemática

A iniciativa partiu exatamente do Profmat da UEPB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O Encontro foi aberto aos estudantes e professores de toda a Rede do Profmat, assim como docentes de Matemática da Educação Básica, alunos de graduação e todo o público de áreas correlatas. 

A SBM tem por objetivo principal a difusão dos trabalhos e projetos da comunidade da Rede, promover parcerias entre as instituições que integram o Profmat e a integração entre alunos e egressos, além de estimular o debate de temas pertinentes a partir de palestras ministradas por um corpo docente de todo o Brasil.

O 5⁰ Encontro Campinense do Profmat foi uma oportunidade para os participantes entenderem o trabalho desenvolvido pelos colegas, visando a evolução da didática da Matemática na Rede Pública, seja na capacitação de docentes ou na atuação direta em projetos envolvendo estudantes. 

Entre os destaques no Auditório de Psicologia da UEPB, os professores Arlandson Matheus Silva Oliveira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Débora Borges Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Flank David Morais Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Gustavo da Silva Araújo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Coordenador Nacional do Profmat, Gustavo Araújo enxerga que o objetivo principal do Encontro foi alcançado, especialmente na divulgação dos trabalhos dos participantes e na consolidação de um mecanismo de autoavaliação do programa. 

“Esses encontros regionais desempenham um papel fundamental para a manutenção do programa, pois são, de certa forma, mecanismo de autoavaliação da rede. Podemos ver nesses eventos a qualidade e inovação dos projetos e pesquisas que surgem do Programa e que ressaltam o papel estratégico do Profmat na melhoria do ensino de Matemática no país. Eles mostram como o Profmat contribui para o avanço da disciplina e para a formação de profissionais altamente qualificados que impulsionam o ensino e a pesquisa em Matemática no Brasil”, destacou o professor da UEPB.

O evento 

O Encontro Campinense do Profmat é promovido pelas Instituições de Ensino Superior associadas ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional com sedes na cidade de Campina Grande: UFCG e UEPB. 

A primeira edição do evento, ocorrida em 2019, foi sediada pela UEPB. As outras duas edições ocorreram de forma remota, adequando-se às condições impostas pela pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento foi sediado na UFCG.

Desde a 2ª edição do Encontro, os resumos expandidos aceitos para apresentação, na modalidade de comunicação oral, são publicados nos anais do evento com ISSN 2764-2631 e podem ser acessados aqui!

Publicado emNotícias