Ir ao conteúdo

Mestrado Profmat, da SBM, mantém nota máxima na avaliação da Capes

Programa de Mestrado Profissional recebeu Conceito 5 no quadriênio 2017-2020

Nesta segunda-feira, dia 19, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da avaliação do quadriênio (2017-2020) dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Ao todo, 45123 programas foram avaliados, e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) manteve o Conceito 5, nota máxima para programas que oferecem apenas o mestrado.

O Profmat é um programa de mestrado profissional na área de Matemática com oferta em todo Brasil. Financiado pela Capes, o programa conta com apoio Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional. 

Atualmente, a SBM já oferece o Profmat na modalidade de mestrado profissional, com mais de 6500 titulados em diversas Universidades do país.  O programa, além de recomendado pela Capes, também foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5, a nota máxima para programas de mestrado. 

O Profmat é gratuito e é assegurado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a Rede Nacional do Profmat, denominadas de Instituições Associadas. São elas as responsáveis pela coordenação das atividades do mestrado em seus respectivos locais de ensino.

A avaliação

Os programas de pós-graduação foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e o resultado foi divulgado no Painel de Divulgação, no qual a Coordenação trouxe os dados gerais, o panorama de notas, a lista dos PPGs avaliados e a variação de notas, a distribuição de notas por região do país, além de diversos outros detalhes sobre as IES.

Publicado emNotícias