Evento foi sediado em Belo Horizonte
Neste final de julho, durante os dias 29 e 30, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) realizou o I Encontro Mineiro do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), programa coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Sediado na cidade de Belo Horizonte, o evento reuniu docentes, discentes e pesquisadores das instituições que promovem o Profmat no estado.
O encontro foi marcado por ricos debates sobre a formação continuada do professor de matemática propiciada pelo programa. Além disso, foi tratado como aproximar a matemática acadêmica das práticas profissionais dos professores atuantes na Educação Básica pelo desenvolvimento das pesquisas realizadas no Programa.
No primeiro dia do evento, a coordenadora nacional acadêmica do Profmat, professora Viviane de Oliveira Santos (UFAL), promoveu uma palestra com o tema “O papel do Profmat na formação continuada do professor de Matemática: desafios, perspectivas e resultados”. Durante o encontro, o Programa foi contextualizado historicamente, trazendo números significativos dos impactos dele no cenário nacional. Viviane também falou da importância da conexão necessária da formação matemática proposta pela matriz curricular do programa com a matemática escolar que é ensinada na Educação Básica.
Continuando a programação do primeiro dia, egressos destaques dos Profmat de Minas apresentaram suas dissertações e produtos educacionais, evidenciando a pluralidade de trabalhos que podem ser desenvolvidos no âmbito do programa e com impacto direto para melhoria do ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica.
O segundo dia iniciou-se com a palestra do professor Vanderlei Horita (Unesp), com o tema “Professor de Matemática: desafios e protagonismo”. Na sua fala, Vanderlei provocou reflexões com a pergunta: “Qual formação matemática devemos dar aos alunos para que eles estejam preparados para um mundo que não temos ideia como será?”. Ele abordou o papel do professor, metodologias, mundo digital, pós-verdade e a matemática na sala de aula.
Além disso, foi realizada uma mesa redonda com os professores do Profmat, Érica Pagani (Cefet-MG) e Silvia Canôas (UFVJM) e pelo egresso Thiago Mattos (Cefet-MG). A conferência destacou o papel do professor nas salas de aula e a importância da pesquisa para o ensino e a aprendizagem da matemática.
Por fim, houve apresentações de pôsteres por docentes, discentes e egressos do Profmat. Foram revelados trabalhos em andamento e já desenvolvidos no programa, além de práticas didáticas diferenciadas realizadas em disciplinas do Profmat.
A programação do evento foi finalizada com a realização de uma plenária presidida pelo professor Luis D’Afonseca, coordenador do Profmat do Cefet-MG, em que foi dada a palavra para todos os participantes sobre temas associados ao programa, como, desenvolvimento de produtos, exame de acesso, evasão, bolsas, disciplinas, vagas para professores da rede privada, exame de qualificação.
Após a plenária, a presidente da comissão organizadora, Fernanda Ferreira, agradeceu a participação de todos. Ela reiterou o desejo de que o I Encontro Mineiro do PROFMAT se torne um evento constante e que se consolide como um lócus de promoção de intercâmbio de conhecimentos acadêmicos e científicos; divulgação de resultados de pesquisas; impulsionador de desenvolvimento científico e, especialmente, aproxime as pesquisas do Programa com as práticas educacionais na Educação Básica, contribuindo para a aprendizagem da matemática na sociedade atual.