Ir ao conteúdo

Encontro de Matemática Pura e Aplicada destaca a atuação do mestrado Profmat

Sexta edição do EMPA foi realizada em Campina Grande/PB

O VI Encontro de Matemática Pura e Aplicada (VI EMPA) ocorreu nos últimos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Além de abordar a matemática propriamente dita, o evento visou promover o intercâmbio científico entre estudantes, professores e pesquisadores ativos da Paraíba e de outros estados do Brasil. O evento teve por objetivo incentivá-los a participarem de atividades que contribuam para sua melhor qualificação, formação científica e profissional.

O encontro foi marcado pela participação de mulheres matemáticas – que formaram 38% do público e do corpo de palestrantes – e por oferecer aos participantes um evento diversificado, que contemplou temas plurais explorados em palestras, plenárias e minicursos, que ocorreram por intermédio de convidados de todas as áreas da Matemática.

O sucesso do VI EMPA foi uma unanimidade, comprovado pelo feedback da avassaladora maioria dos participantes. Os números falam por si: foram mais de 400 participantes, que desfrutaram de 21 palestras, duas plenárias, dois minicursos, 32 trabalhos apresentados em formato de pôster e quatro trabalhos apresentados oralmente.

No terceiro dia do evento, realizou-se a inédita Sessão Temática do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Além dos estudantes, egressos e professores do programa, a Sessão contou com uma plateia composta por ouvintes da graduação que levou o auditório, com capacidade para 320 participantes, a extrapolar a sua capacidade máxima.

O professor Daniel Cordeiro de Morais Filho (UFCG) iniciou o ciclo de palestras, trazendo resultados da área de Ensino de Matemática obtidos com o seu Grupo do Programa de Educação Tutorial – PET. Em seguida, a professora Viviane de Oliveira Santos (UFAL), Coordenadora Nacional do Profmat, expôs em sua fala, além dos excelentes números, os desafios enfrentados em sua gestão para a melhoria e expansão do programa, trazendo fatos convidativos e inspiradores que agregaram em definitivo ao evento. Na sequência, o professor Ledo Vaccaro Machado (CESGRANRIO) trouxe reflexões muito provocativas sobre os significados dos objetos matemáticos, causando empolgação e curiosidade nos espectadores.

A Sessão Temática do Profmat também contou com comunicações orais curtas de alunos ativos e egressos do programa. Nele, os estudantes e mestres apresentaram trabalhos em andamento e resultados desenvolvidos durante e após o programa, provando a importância do mestrado profissional para a melhoria do ensino de matemática nas escolas públicas. Foi possível constatar o grande impacto positivo do curso para a sociedade, que continuará a lucrar com essa iniciativa. Nessa sessão, apresentaram trabalho os professores Bruno Aldo de Oliveira (Profmat/UEPB), Bruno Lopes Oliveira da Silva (Profmat/UFCG), Matheus Vinícius Francelino Queiroz (Profmat/UFCG), Josimar dos Santos Macêdo (Profmat/UEPB) e Raylson José Deodato Bernardo (Profmat/UEPB).

A professora Ana Paula de Araújo Chaves (UFG), treinadora de talentos que competem a nível internacional em Olimpíadas de Matemática, foi outra apresentadora da Sessão. Ana Paula mostrou resultados excelentes, apesar das dificuldades e dos desafios em relação às Olimpíadas. Em seguida, a professora Anete Soares Cavalcanti (UFRPE) encantou a todos por mostrar a intrínseca relação entre a Matemática e a Arte, expondo detalhes e generalizações geométricas de ladrilhamento através do famoso “Papel de Parede do Sr. Escher”.

Como plenária de encerramento, o professor Orlando Stanley Juriaans (USP) ofereceu uma palestra de cunho motivacional que versou sobre os desafios impostos pelo processo de aprendizagem da Matemática. Orlando proporcionou a todos um momento de grande emoção, energizando os estudantes para seguirem com suas formações, norteando-os e fazendo-os ter como inspiração seus professores e mestres, os quais foram colocados como ideais a serem alcançados, haja vista sua função nas vidas das pessoas.

Confira as fotos do VI EMPA!

Assessoria de Comunicação – SBM

Com informações do Comissão Organizadora do VI EMPA

Publicado emNotícias